HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A crítica que Walter Benjamin remete ao processo de empobrecimento da experiência concerne a compreensão habitual do termo como o que diz respeito às vivências, e, por isso mesmo, ao isolamento do indivíduo em sua história pessoal como exacerbado apego às exigências de sua existência. No âmbito da educação escolar, o deslocamento da crítica coloca sob suspeita a ideia de formação e de cultura estabelecidas nas sociedades capitalistas do pós-iluminismo.
Para o filósofo, o desenvolvimento da técnica e a progressiva perda da capacidade de intercambiar experiências:
I modifica o domínio das interações humanas e pedagógicas desqualificando a construção de aprendizagens significativas.
II prolonga as experiências vividas pelo aluno e pelo professor, ampliando as capacidades crítico-comunicativas que ambos exercem no ambiente escolar.
III supervaloriza os processos de aquisição de informação em detrimento dos processos de elaboração de sentidos por meio da palavra.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I e II.
II, somente.
I, somente.
Para Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – é algo que se passa entre pessoas: lugar da construção dos sentidos; ciclos abertos, possibilidade de construção intercambiada que promove no homem uma profunda capacidade de comunicação, de aproximação com o Outro, lugar de encontro com o que é diferente. Logo, a experiência é algo que se constitui no campo dialético: eu-Outro. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Em sentido benjaminiano, a experiência:
I implica uma relação de similaridade e de apego exacerbado às histórias particulares de cada indivíduo.
II remete o conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento da memória.
III supõe uma tradição compartilhada e retomada na transmissão da palavra como condição de continuidade.
IV admite processos de aquisição de informação em detrimento dos processos de elaboração de sentidos.
V permite a integração do sujeito no universo das linguagens e práticas que associam vida particular e coletiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III, IV e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, III e V.
Embora a reforma Francisco Campos tenha representado importantes avanços quanto à criação e atribuição de organicidade a um sistema de ensino com abrangência de âmbito nacional, na prática, pouco se avançou quanto à democratização da educação no Brasil. Acerca desse contexto, Moraes (2000, p. 132), afirma que havia clara consciência acerca da função social da educação: a educação rural, para conter a migração do campo para as cidades e a formação técnico-profissional do trabalhador, visando solucionar o problema das agitações urbanas.
Sobre as críticas à reforma Francisco Campos, analise as afirmativas que seguem.
I O lugar de destaque dado por Campos à educação respondia apenas às novas e complexas formas da sociedade urbano-industrial.
II A oferta do ensino secundário em dois ciclos permitiu igual condições de permanência na escola e unificou a formação escolar e a preparação para o trabalho.
III O retorno do ensino religioso ao currículo escolar atendia aos interesses dos educadores católicos a fim de reforçar o apoio da igreja às questões políticas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Os decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, e que efetivaram a reforma Francisco Campos, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao ensino superior, foram notados importantes avanços na organização técnica e administrativa das universidades.
A respeito da organização técnica e administrativa das universidades, julgue os itens a seguir.
I Com a reforma do regime universitário, o ensino superior ganhou maior autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.
II A reforma do ensino superior resgatou o modelo de organização dos colégios jesuítas, resultando na simples agregação das faculdades de ensino.
III O estatuto das universidades propunha a congregação em unidade universitária de pelo menos três dos seguintes institutos: Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
Durante o Império e a República Velha, algumas importantes modificações ocorreram demarcando um novo campo educacional e cultural no Brasil. Entretanto, a estrutura social e econômica do Império e, posteriormente, da República, permaneceu a mesma. Isto posto, julgue os itens abaixo.
I A força de trabalho escravagista foi gradualmente substituída pela força de trabalho dos próprios escravos, só que, dessa vez, contratados e portadores de direitos trabalhistas.
II A estrutura de estratificação da sociedade permaneceu a mesma: relações sociais baseadas de poder econômico, evidenciando a existência de duas classes: uma elite dominante e uma massa de dominados.
III Na educação surgiu a necessidade de formar quadros técnicos e administrativos novos e, por isso, foram mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e III.
II e III.
I e II.
II, somente.
I, somente.
Para Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – é algo que se passa entre pessoas: lugar da construção dos sentidos; ciclos abertos, possibilidade de construção intercambiada que promove no homem uma profunda capacidade de comunicação, de aproximação com o Outro, lugar de encontro com o que é diferente. Logo, a experiência é algo que se constitui no campo dialético: eu-Outro. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Em sentido benjaminiano, a experiência:
I implica uma relação de similaridade e de apego exacerbado às histórias particulares de cada indivíduo.
II remete o conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento da memória.
III supõe uma tradição compartilhada e retomada na transmissão da palavra como condição de continuidade.
IV admite processos de aquisição de informação em detrimento dos processos de elaboração de sentidos.
V permite a integração do sujeito no universo das linguagens e práticas que associam vida particular e coletiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III, IV e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, III e V.
Embora a reforma Francisco Campos tenha representado importantes avanços quanto à criação e atribuição de organicidade a um sistema de ensino com abrangência de âmbito nacional, na prática, pouco se avançou quanto à democratização da educação no Brasil. Acerca desse contexto, Moraes (2000, p. 132), afirma que havia clara consciência acerca da função social da educação: a educação rural, para conter a migração do campo para as cidades e a formação técnico-profissional do trabalhador, visando solucionar o problema das agitações urbanas.
Sobre as críticas à reforma Francisco Campos, analise as afirmativas que seguem.
I O lugar de destaque dado por Campos à educação respondia apenas às novas e complexas formas da sociedade urbano-industrial.
II A oferta do ensino secundário em dois ciclos permitiu igual condições de permanência na escola e unificou a formação escolar e a preparação para o trabalho.
III O retorno do ensino religioso ao currículo escolar atendia aos interesses dos educadores católicos a fim de reforçar o apoio da igreja às questões políticas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Os decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, e que efetivaram a reforma Francisco Campos, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao ensino superior, foram notados importantes avanços na organização técnica e administrativa das universidades.
A respeito da organização técnica e administrativa das universidades, julgue os itens a seguir.
I Com a reforma do regime universitário, o ensino superior ganhou maior autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.
II A reforma do ensino superior resgatou o modelo de organização dos colégios jesuítas, resultando na simples agregação das faculdades de ensino.
III O estatuto das universidades propunha a congregação em unidade universitária de pelo menos três dos seguintes institutos: Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
Durante o Império e a República Velha, algumas importantes modificações ocorreram demarcando um novo campo educacional e cultural no Brasil. Entretanto, a estrutura social e econômica do Império e, posteriormente, da República, permaneceu a mesma. Isto posto, julgue os itens abaixo.
I A força de trabalho escravagista foi gradualmente substituída pela força de trabalho dos próprios escravos, só que, dessa vez, contratados e portadores de direitos trabalhistas.
II A estrutura de estratificação da sociedade permaneceu a mesma: relações sociais baseadas de poder econômico, evidenciando a existência de duas classes: uma elite dominante e uma massa de dominados.
III Na educação surgiu a necessidade de formar quadros técnicos e administrativos novos e, por isso, foram mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III, IV e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, III e V.
Embora a reforma Francisco Campos tenha representado importantes avanços quanto à criação e atribuição de organicidade a um sistema de ensino com abrangência de âmbito nacional, na prática, pouco se avançou quanto à democratização da educação no Brasil. Acerca desse contexto, Moraes (2000, p. 132), afirma que havia clara consciência acerca da função social da educação: a educação rural, para conter a migração do campo para as cidades e a formação técnico-profissional do trabalhador, visando solucionar o problema das agitações urbanas.
Sobre as críticas à reforma Francisco Campos, analise as afirmativas que seguem.
I O lugar de destaque dado por Campos à educação respondia apenas às novas e complexas formas da sociedade urbano-industrial.
II A oferta do ensino secundário em dois ciclos permitiu igual condições de permanência na escola e unificou a formação escolar e a preparação para o trabalho.
III O retorno do ensino religioso ao currículo escolar atendia aos interesses dos educadores católicos a fim de reforçar o apoio da igreja às questões políticas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Os decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, e que efetivaram a reforma Francisco Campos, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao ensino superior, foram notados importantes avanços na organização técnica e administrativa das universidades.
A respeito da organização técnica e administrativa das universidades, julgue os itens a seguir.
I Com a reforma do regime universitário, o ensino superior ganhou maior autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.
II A reforma do ensino superior resgatou o modelo de organização dos colégios jesuítas, resultando na simples agregação das faculdades de ensino.
III O estatuto das universidades propunha a congregação em unidade universitária de pelo menos três dos seguintes institutos: Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
Durante o Império e a República Velha, algumas importantes modificações ocorreram demarcando um novo campo educacional e cultural no Brasil. Entretanto, a estrutura social e econômica do Império e, posteriormente, da República, permaneceu a mesma. Isto posto, julgue os itens abaixo.
I A força de trabalho escravagista foi gradualmente substituída pela força de trabalho dos próprios escravos, só que, dessa vez, contratados e portadores de direitos trabalhistas.
II A estrutura de estratificação da sociedade permaneceu a mesma: relações sociais baseadas de poder econômico, evidenciando a existência de duas classes: uma elite dominante e uma massa de dominados.
III Na educação surgiu a necessidade de formar quadros técnicos e administrativos novos e, por isso, foram mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II.
III, somente.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Os decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, e que efetivaram a reforma Francisco Campos, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao ensino superior, foram notados importantes avanços na organização técnica e administrativa das universidades.
A respeito da organização técnica e administrativa das universidades, julgue os itens a seguir.
I Com a reforma do regime universitário, o ensino superior ganhou maior autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.
II A reforma do ensino superior resgatou o modelo de organização dos colégios jesuítas, resultando na simples agregação das faculdades de ensino.
III O estatuto das universidades propunha a congregação em unidade universitária de pelo menos três dos seguintes institutos: Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
Durante o Império e a República Velha, algumas importantes modificações ocorreram demarcando um novo campo educacional e cultural no Brasil. Entretanto, a estrutura social e econômica do Império e, posteriormente, da República, permaneceu a mesma. Isto posto, julgue os itens abaixo.
I A força de trabalho escravagista foi gradualmente substituída pela força de trabalho dos próprios escravos, só que, dessa vez, contratados e portadores de direitos trabalhistas.
II A estrutura de estratificação da sociedade permaneceu a mesma: relações sociais baseadas de poder econômico, evidenciando a existência de duas classes: uma elite dominante e uma massa de dominados.
III Na educação surgiu a necessidade de formar quadros técnicos e administrativos novos e, por isso, foram mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
Durante o Império e a República Velha, algumas importantes modificações ocorreram demarcando um novo campo educacional e cultural no Brasil. Entretanto, a estrutura social e econômica do Império e, posteriormente, da República, permaneceu a mesma. Isto posto, julgue os itens abaixo.
I A força de trabalho escravagista foi gradualmente substituída pela força de trabalho dos próprios escravos, só que, dessa vez, contratados e portadores de direitos trabalhistas.
II A estrutura de estratificação da sociedade permaneceu a mesma: relações sociais baseadas de poder econômico, evidenciando a existência de duas classes: uma elite dominante e uma massa de dominados.
III Na educação surgiu a necessidade de formar quadros técnicos e administrativos novos e, por isso, foram mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II.
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O populismo, típico da América Latina, surgiu a partir do período entreguerras, com a emergência das classes populares urbanas, resultantes da industrialização, quando o modelo agrário-exportador foi substituído aos poucos pelo nacional-desenvolvimento. No caso do Brasil, vimos que essa tendência se fez presente desde 1930 e durante o Estado Novo, com a atuação de Getúlio (ARANHA, 2006, p. 295).
A respeito do fenômeno político conhecido no Brasil e na América Latina como populismo, assinale a alternativa CORRETA.
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O populismo destaca se destacou como um movimento de massas sem lideranças carismáticas.
O populismo ilustra fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.
O populismo se caracterizou como um levante do poder político das massas, em que o governo procura manipular e dirigir as suas reivindicações.
O populismo se configurou como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.
O populismo se caracterizou pela articulação de grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II.
III, somente.
II, somente.
I e III.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.
I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.
IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.
V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.